quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Grupo Voices

O Grupo


Com o objetivo de suprir a carência no mercado musical gospel de um grupo vocal que desenvolvesse um trabalho moderno, antenado com as novas tendências da música internacional e que abrisse o mercado externo, surgiu, há dez anos atrás, um grupo feminino que chamava atenção pela virtuosidade de suas intérpretes, o VOICES. A idéia era apenas gravar um álbum em espanhol, sem nenhuma pretensão de perpetuidade, principalmente, no mercado nacional. Afinal, era formado por cinco dos principais nomes da música gospel, Marina de Oliveira, Fernanda Brum, Liz Lanne, Eyshila e Jozyanne que, no final de 2005, deixou o grupo dando lugar a cantora Lilian Azevedo. Mas, o que era projeto, tornou-se ministério. E o CD em português não demorou a chegar. Hoje, comemorando uma década de trajetória marcada pela inovação, o VOICES lança seu sétimo trabalho pela MK MUSIC: SOBREVIVEREI.


Fazendo o caminho contrário dos cantores que se consagram primeiro no Brasil, para só depois buscarem o mercado exterior, o grupo VOICES se lançou inicialmente em Los Angeles, Estados Unidos, no Canta Los Angeles, em 1997. Apresentando-se para o público americano, em inglês, o VOICES foi reconhecido como uma das revelações da música gospel brasileira. Em diversas apresentações, em igrejas de Los Angeles e Fenix, VOICES não conquistou apenas o público americano com seu CD COLORES DEL AMOR. Lançado simultaneamente no Brasil, o sucesso se repetiu. O que poderia ser um empecilho, a gravação em uma língua estrangeira, foi mais um atrativo para o público brasileiro que confirmou o que os americanos já haviam descoberto. O inesperado sucesso também no mercado nacional impulsionou o grupo a apresentar, em 1999, um CD em português: CORAÇÕES GRATOS. As vozes afinadas e a perfeita harmonia dos timbres das intérpretes permitem ao grupo passear por diversos estilos e ritmos musicais, sem preconceito e apresentar bom resultado. CORAÇÕES GRATOS veio para confirmar que a música gospel está cada vez mais eclética e preparada para disputar o mercado fonográfico com outros segmentos de igual para igual.


O terceiro CD do grupo, POR TODA VIDA, confirmou de uma vez por todas que se pode modernizar sem perder a espiritualidade. Como assim? VOICES apresentou proposta inovadora na música evangélica brasileira. Adequou ao segmento ritmos há até pouco tempo vetados em nossas igrejas, mas muito utilizado nos EUA - o berço da música gospel. VOICES soube equilibrar tradição e evolução, de forma que conquistou todas as denominações, sem escandalizar. Tudo porque permitiu que Deus conduzisse o trabalho. E por isso, o ministério teve continuidade: para ser canal das bênçãos do Senhor, unindo qualidade vocal e ritmos contemporâneos, produzindo um agradável louvor. O álbum, produzido por Emerson Pinheiro (marido de Fernanda Brum), conquistou Disco de Ouro pelas 100 mil cópias vendidas. POR TODA VIDA proporcionou experiências incomuns às cantoras. Como a participação no programa do Ratinho, que rendeu frutos de experiência de conversões e reconciliações com Deus. Prova de que a importância da música gospel não pode ser mais questionada. Nem a seriedade do ministério do VOICES. O trabalho também impulsionou a gravação do primeiro DVD do grupo.


A experiência de mãe das cantoras acabou levando-as ao desejo de produzir um CD de músicas infantis. O produtor e arranjador Emerson Pinheiro se desdobrou para deixar as canções modernas e atrativas. Dance, forró, rock, blues, timbalada e frevo são alguns dos ritmos que foram explorados em CORAÇÃO DE CRIANÇA. "Um de nossos objetivos foi resgatar cânticos antigos, como 'No Egito', 'Soldado de Cristo' e 'Jerusalém'. Bastou fazermos releitura destas canções, com arranjos acompanhando as tendências musicais", explica Marina de Oliveira. Em 2002, chegou o CD ALIANÇA. A faixa “Sai”, composição de Eyshila, foi o grande hit deste trabalho, que teve arranjos de Emerson Pinheiro e produção vocal de Marquinhos Menezes (marido de Lilian Azevedo).

Três anos depois, o grupo realizou um grande sonho: a produção do CD VOICES ACÚSTICO, um CD que reúne composições próprias do grupo e de grandes nomes da música gospel. Meses depois, o grupo gravou ao vivo o DVD Voices Acústico, no teatro Odylo Costa Filho, no Rio de Janeiro. O evento marcou a saída de Jozyanne e a chegada de Lilian Azevedo.

EM 2007, o Grupo inova, mais uma vez, com um álbum diversificado que expressa muito bem o momento vivido pelo grupo. O título SOBREVIVEREI retrata o que Fernanda Brum, Eyshila, Marina de Oliveira, Liz Lanne e Lilian Azevedo sentem e não duvidam. “O Voices é um milagre! Vamos considerar o fato de que somos cinco solistas, das quais quatro estão juntas há 10 anos (Lilian chegou ao grupo em 2005). Todas com ministérios muito fortes e atuantes. Como é possível o Voices sobreviver a isso tudo, né”?, declara e questiona Marina de Oliveira, idealizadora do grupo.

SOBREVIVEREI foi gravado no estúdio da MK Music, em São Cristóvão (Zona Norte do Rio de Janeiro), e traz 15 faixas. A canção-título – versão pop de Marina de Oliveira para música do dominicano Juan Carlos Rodriguez – é a primeira música de trabalho. “As nossas preferidas são 'Em Meio ao Furacão', 'Deserto' e 'Hoje'. Mas, sinceramente não sabemos dizer qual é a mais impactante. Agora que o CD está pronto, percebemos que está muito mais bonito do que imaginávamos. Está muito diversificado, com baladas, adoração e pop, e nossas vozes estão maduras e bem coesas!", decreta o Voices, que tem participação em várias composições do álbum.


Repetindo a parceria bem-sucedida de outros álbuns e DVDs, o grupo traz mais uma vez como produtor musical Emerson Pinheiro, que apresenta arranjos ricos e encorpados, explorando uma nova sonoridade das cantoras. O álbum conta também com a produção vocal de Marquinhos Menezes, que destaca no trabalho o maior número de solos. No que depender do VOICES, este é apenas um novo começo. Pois, afinal, completar dez anos de formação com sete álbuns lançados, um Disco de Ouro, e fôlego renovado é um presente que não se deve ser questionado. Prova de que os planos de Deus são sempre os melhores. E o tempo, também

Nenhum comentário:

Postar um comentário